No mês de junho, as festas juninas encantam o Brasil com suas cores e tradições. Em escolas, igrejas, ruas e até mesmo ambientes de trabalho, comunidades inteiras se reúnem ao redor da fogueira, vestindo roupas xadrez, para aproveitar músicas regionais, comidas típicas e a animada quadrilha. O festejo junino é reconhecido como manifestação da cultura nacional desde 2023 e mantém vivos a história e o espírito de alegria do povo brasileiro.
Uma manifestação cultural é a expressão de tradições, rituais, festas, danças, artes, músicas ou outras formas de expressão que representam a identidade, a história e os valores de um povo, seja em uma região particular do país ou em todo o território nacional. Elas preservam as práticas culturais tradicionais, promovendo a inclusão social por meio da participação coletiva. Essas tradições refletem a diversidade cultural do Brasil, resultado da mistura dos povos indígenas, africanos, europeus e demais imigrantes.
A Constituição Federal assegura a proteção e promoção dessas manifestações por meio de políticas públicas e leis específicas. O reconhecimento legal garante maior visibilidade, proteção e valorização dessas tradições. Com esse propósito, em 2024 foi criado o Sistema Nacional de Cultura (SNC) (Lei 14.835), que organiza a gestão das políticas públicas culturais e reforça a proteção das manifestações culturais nacionais.
Saiba quais manifestações culturais nacionais são reconhecidas oficialmente por leis federais até o momento: