
A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (18) mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. As medidas ocorrem uma semana após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviar carta ao governo brasileiro ameaçando impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros caso o processo contra Bolsonaro – réu por tentativa de golpe de Estado – não fosse arquivado.
Advogados do ex-presidente confirmaram a operação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro recebeu medidas restritivas que incluem o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de acesso a redes sociais.
O ex-presidente também deverá permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã, além de estar proibido de se comunicar com embaixadores, diplomatas estrangeiros e outros investigados pelo STF. A determinação inclui restrição de aproximação de embaixadas.
As ações da PF estão sendo executadas na residência de Bolsonaro e em endereços vinculados ao Partido Liberal. As restrições foram decretadas pelo STF em meio ao contexto de pressão internacional aberta por Trump na semana anterior.